segunda-feira, 22 de junho de 2009

Projecto de escrita colaborativa das turmas do 1º ano

As turmas do 1º ano exploraram o poema "Patachu, o gato matreiro" e depois cada turma recriou parte do poema substituindo uma palavra, por outra diferente, que mantivesse a rima.
Vejam o trabalho final!!!
Trabalho colaborativo - Turmas do 1º ano


Poema original
Patachu, o gato matreiro

-Patachu, foste tu que entornaste o aquário?
-Eu? Nem por sombras
Estava a dormir no armário.

-Patachu, foste tu que rasgaste o reposteiro?
-Eu? Nem por sombras
Estava a dormir no roupeiro.

-Patachu, foste tu que roubaste a mortadela?
-Eu? Nem por sombras
Estava a dormir à janela.

-Patachu, foste tu que estragaste a sardinheira?
-Eu? Nem por sombras
Estava a dormir na cadeira.

-Patachu, foste tu que me partiste a jarrinha?
-Eu? Nem por sombras
Estava a dormir na salinha.

-Patachu! Patachu!
Dissimulado. Marau.
Ponha-se na rua
ou dou-lhe com um pau.

Acabou-se a boa vida,
almofadinhas, carapau
e mimos, boa comida,
açorda de bacalhau….

Acabou-se e toca a andar.
A andar e a correr.
Vá, vá vadiar.
Nunca mais o quero ver.

Então o Patachu, todo veludo,
miou para mim:
-Fui eu que fiz tudo,
mas não volto a fazer.

Com estas falas assim
que há-de um coração dizer?
Deixei entrar o malandrim
e fui buscar um besugo
que estava a cozer.

António Torrado
“À esquina da Rima Buzina"

Sem comentários: